sábado, 9 de agosto de 2014

Minimalismo- Meu desafio- Ano sabático- sem compras

       Diante de tanto consumismo, do desperdício, do vício pelo consumo, dos inúmeros estímulos inclusive de nosso governo para comprarmos cada vez mais, da obsolência programada, decidi mudar!!!
    Criei o blog como uma forma de me expressar, de ir contando e divulgando coisas novas que descubro, como uma forma de alerta, um meio para quebrar os paradigmas impostos a nós.
   Tudo começou em janeiro desse ano, estava com algumas dívidas devido ao meu consumo exagerado e resolvi que precisava mudar, sabe quando parece que dá um click e que você percebe que não está feliz com suas atitudes?. Foi aí que comecei a pesquisar no Facebook, em blogs, como fazer isso e me deparei com alguns grupos interessantes: 
https://www.facebook.com/groups/1417474368482009/
https://www.facebook.com/groups/529318970466360/
https://www.facebook.com/groups/vidaminimalista/
       Após inúmeras leituras me propus a um grande desafio, ficar 1 ano sem comprar nada além do necessário, isso me levou diretamente a optar por uma vida mais minimalista em tudo, inclusive na alimentação (buscando o uso de produtos mais naturais e menos industrializados).
     Desde janeiro/14 comprei apenas 1 base e um perfume, pois acabaram. Ser minimalista não significa ser avarento, nem consumir apenas o mais barato....é uma escolha de vida, comprar apenas o que for extremamente necessário para você, significa consumir de forma inteligente, ainda estou no início, mas sinto mudanças cruciais inclusive em minha forma de pensar. Eu não comprei mais nenhuma roupa, nem acessórios, nem sapatos, nem bolsas, pois ainda possuo muitos e estou aprendendo a me  reinventar. Isso é bem legal =D.
      Minha próxima meta e diminuir o número de itens em minha vida e aprender a viver com menos. No próximo post mostrarei meu inventário de itens e começarei a analisar o que deve ficar ou ir para doação. Destralhando nossa energia flui.
     Minha inspiração será essa: http://mude.nu/minimalismo-vestindo-se-com-apenas-33-itens/

      Bjs e um bom final de semana e lembre-se o equilíbrio é o segredo para tudo.



3 comentários:

  1. adorei sua idéia, tenho roupas no gurda roupas que nunca usei ou então usei uma ou outra vez... tbm tenho gastado muito com essas coisas, só pq ouço um ou outro falando que comprou algo... vou estudar mais sobre isso e ver se ajudo meu marido com isso, pois agente sempre briga pq ele fala que eu gasto demais.... chego sempre no pagamento sem dinheiro... quero ver se mudo isso esse mês... vou quitar as dividas que tenho e vou parar de comprar... comprar somente quando necessitar... pois tenho uma filha que está crescendo demais... com ela vou gastar menos tbm!!! obrigada por dividir conosco suas descobertas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol olha os links que passei são muito bons me ajudaram demais. O grupo que faço parte no face sobre minimalismo é excelente. Aqui em casa meu marido também reclamava sobre minha compulsão por compras, hoje em dia tudo melhorou e mudou, mas sempre fico atenta as minhas ações e escolhas =).

      Excluir
    2. De nada eu criei esse blog com a finalidade de dividir tudo que pesquiso e acredito, a ajudar as pessoas quebrarem os paradigmas impostos por nossa sociedade. Bjs

      Excluir