No evento glúten free a nutricionista Gisela Savioli entrevista a dr. Denise Carrero sobre o uso do glúten. Ela ressalta que além da doença celíaca o glúten causa diversos problemas nas pessoas que não são celíacas. Muitas pessoas sempre falam, que desde que o mundo é mundo se come trigo...porque deveria parar de come-lo senão tenho doença celíaca?
Mas a pergunta correta seria: qual trigo vc acredita estar comendo?
O trigo de hoje não é mais o mesmo....sofreu tantas hibridações que seu teor de glúten é muito maior. Infelizmente o que ainda não existe hoje é a vontade política, pois na Europa já se estão fabricando o trigo como o de antigamente que não causa toxicidade as pessoas, mesmo as celíacas. E o pior é que as pessoas utilizam a farinha de trigo refinada de onde é retirada o gérmen e o farelo de trigo, sobrando apenas amido e glúten.
O glúten é um agressor para qualquer organismo. Existem determinados aminoácidos do glúten que vão abrir buracos na parede de seu intestino, outros vão causar inflamações na parede independente de ser ter ou não a doença celíaca.
Sabemos que o que vem causando problemas para as pessoas (lembrando é claro que quem tem a doença celíaca tem uma disposição genética que predispõe a isso, é um processo que deve ter acompanhamento médico por que é autoimune e terão que tirar o glúten não tem o que discutir) é o trigo atual. A maior parte da população tem outras reações ao glúten que não da doença celíaca e que nem imaginam como:
- manifestações extra intestinais;
- problemas neuro comportamentais.Já foi comprovado a formação de opioídes ou de glúteo morfinas, que não envolve o mecanismo imunológico mas que pode ocupar receptores no sistema nervoso central, modificar comportamentos e levar a processos iniciais de euforia, prazer, agitação, mas em um momento posterior, a depressão o embotamento, letargias e levar a desiquilíbrios mentais emocionais e não ter o sistema imunológico envolvido.
- problemas dermatológicos;
- infertilidade;
- anemias que não respondem a suplementação;
- osteopenia ou osteoporose principalmente em adulto e criança jovem;
Quando pensamos nos problemas que o glúten traz independente da doença celíaca na maior parte das vezes são por erros de comportamento alimentar a pessoa acaba consumido muito glúten com nomes diferentes é o pão, a bolacha, a tortinha, a pizza, macarronada, a cerveja...as pessoas não conseguem se dar conta de que desde a hora que elas acordaram a hora que elas iram dormir a quantidade imensa de glúten que consomem.
A decisão de consumir esse alimento caso você não tenha doença celíaca é essencialmente sua, seu corpo é sua morada, então reflita sobre isso.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário