segunda-feira, 9 de maio de 2016

Você faz parte da matrix?



Desde a finalização da leitura do " Você tem fome de quê ?"
comecei a refletir e perceber como tudo está realmente interligado: mente, corpo e alma. Como é importante compreender a mensagem que seu corpo está te passando. Observar seus sentimentos e analisar o que isso te causa. Diversas vezes me vi comendo por ver o outro comendo, mesmo sem fome só para fazer companhia, me vi beliscando em festas mesmo sem querer, só para agradar o outro....entre tantas outras situações. No momento que decidi dar um basta e me amar mais, me entender mais, foi que tudo começou a mudar. A mudança veio de dentro e hoje reflete meu exterior e como venho mantendo-me bem , sem efeito sanfona e com muito equilíbrio.

Preciso dizer que quando conheci a low carb, ainda encarava tudo como uma dieta, com início, meio e graças a Deus o fim! mas mais uma vez o efeito sanfona batia e dizia: Helooo...e aí como já citei por aqui encontrei a paleo, depois a primal, depois a whole 30 , a cetogênica, comecei a observar que meu receio em comer carboidratos estava aumentando ... aí olhei e disse pera aí ... já fazia um bom tempo que não usava mais app de contagem de macro e estava imensamente feliz por toda liberdade que conquistei, mas por querer secar mais um pouco me vi voltando a usar . Não que não seja uma boa ferramenta em algum momento da vida, mas isso não era e não fazia mais parte do estilo de vida que escolhi. Daí lendo alguns posts de nutricionistas que gosto e pesquisando mais um pouco pensei: vou continuar minha trajetória sendo feliz e relaxada, pois sou muito mais do que um prato de comida. Por isso digo como é importante escutarmos-nos! venho observando uma crescente carbofobia, ortorexia, radicalismos... praticamente uma guerra entre isso pode isso não ... entendo que ficamos extremamente empolgados e passamos a querer que todo mundo sinta-se bem como nós. Mas é interessante abrir nossa mente para não fazer parte de um outro tipo de matrix.  Existem diversas outras formas de se manter saudável e em forma, pois como sabemos somos indivíduos diferentes e complexos. 

É o momento de entender que o seu estilo de vida pode não ser benéfico para o seu próximo por inúmeros motivos, aí entra a tão fundamental ajuda de um profissional. Busque auxílio e seu caminho será um pouco mais fácil, isso não quer dizer curto, pois depois de anos a fio se alimentando mal e lesando seu corpo, não será da noite para o dia que tudo melhorará.

Eu escolho buscar essa interação e viver em equilíbrio. Busque seu caminho, não fica parado olhando ao seu redor e colocando a culpa no destino, ou em seu próximo...os dados da vida já foram lançados e o poder de escolher é seu.










terça-feira, 29 de março de 2016

Férias querida férias...

Boa noite gente,

        Sumi novamente mas por um bom motivo- FÉRIAS. Sim aproveitei bastante o meu mês, mas sabe aquele medinho? o da minha amiga sanfona dizer um oi...então vamos conversar um pouco sobre esse momento.
        Em geral todas as minhas férias eu sempre ganhava uns kilinhos extras, mesmo tentando fazer um pouco de exercícios a dieta quase sempre deixava a desejar. Imagino que muitas pessoas se identificarão comigo.
        Tentei começa-la fazendo uma whole de 10 dias, porém fracassei logo no início...sou muito perfeccionista e tenho dificuldades para encarar falhas, mas sim sou falível como qualquer pessoa e pensei: vou tentar manter a comida de verdade, mas sem tantas regras. E meu plano deu certo!


         Fui seguindo sem me preocupar tanto com carboidratos e quantidades, tomei vinho, liberei os queijinhos e curtir demais cada momento ao lado de amigos, família e de meu amor.
         Enquanto isso aproveitei também para ler mais, acabei "Amigos da mente" do Dr. David Perlmurter e indico, é um livro que dá dicas muito interessantes http://www.saraiva.com.br/os-amigos-da-mente-9128184.html. E no atual momento estou lendo o livro "Você tem fome de quê" http://www.saraiva.com.br/voce-tem-fome-de-que-7371929.html e adorando depois comentarei.Mas digo que para quem tem dificuldades em manter o foco na dieta ajudará demais.
        E o resultado dessas férias mesmo sem treinar foi diminuir meu peso na balança, mesmo que isso não importe, já expliquei várias vezes que balança não deve ser parâmetro, eu mesma utilizo fotos e roupas. Estou casada a 11 anos e até meu marido comentou: nossa amor nunca te vi tão seca e mantendo-se assim por tanto tempo...imaginem minha satisfação?


        Enfim, o que percebo e que com o passar do tempo vamos nos conhecendo melhor e isso ajuda demais em nossas decisões. Hoje em dia todos podem comer o que quiser ao meu redor, mas eu tenho o poder de escolha. Muitos pensarão: nossa mas você é tão focada e forte ( já escutei isso),  o que falo é que tudo é um processo, uma caminhada longa, média ou curta, isso dependerá de você mesmo. A minha vem desde 2012 com algumas recaídas. Mas hoje sinto-me equilibrada e feliz. Na páscoa por exemplo, aqui não teve nenhum ovo de chocolate, pois em minha crença (kardecista) não comemoramos essa data, o importante nesse momento é a reflexão, a meditação e profunda oração. E o coelhinho é apenas mais um artifício do capitalismo para nos seduzir ( e lembre-se que amo chocolate, mas aprendi a comer o amargo que me sacia muito sem causar compulsões), por isso minha ideia dessa data é outra, mas respeito profundamente de cada um.

        E por último agradeço algumas pessoas que conheci nesse mundo virtual e que me alegram e fortalecem a cada dia. Um abraço em cada um de vocês que fazem parte do grupo "comida de verdade" gente não tenho a foto de todos, mas a homenagem inclui todos.


 Ray                                                                                                    Cari
             Pat                                                                              Mari
                                                                Renan e Marcelo
       



E além dessas pessoas outras entraram mais recentemente e espero que estejam gostando: Bira, Rapha e Pri.

       Como sempre digo: juntos somos mais fortes!







domingo, 21 de fevereiro de 2016

Estratégia alimentar- perspectiva sobre o livro "Por que engordamos e o que fazer para evitar".

Boa tarde,

        Domingo dia de relaxar e escrever um pouco nesse cantinho que amo escutando The Voice kids. Gente sei que sumo, mas gosto de escrever com amor, depois de pesquisar e ler mais. Atualmente estou quase terminando a leitura do livro " Amigos da mente" e em breve escreverei por aqui. Irei me comprometer com vocês em escrever pelo menos 1x na semana, isso será legal pois me levará a buscar mais conhecimento e com isso divulgar. Na minha lista já comprei mais 2 livros e que não vejo a hora de ler. Quais?...hum segredo (risos) assim que iniciar a leitura postarei em meu instagram http://iconosquare.com/fabiola.oliveira.125, quem deseja ter um contato mais de perto com meu estilo de vida, sempre posto lá pelo menos 2-3 vezes ao dia.
AMIGOS DA MENTELivros Por que Engordamos: e o que Fazer Para Evitar - Gary Taubes (8525431494)
        Um dos livros que mais gostei de ler foi o do Gary Taubes, eu vinha de uma Whole 30 ( nos posts anteriores mencionei detalhadamente sobre esse experimento e os benefícios que trouxe para minha vida), mas estava relaxada, não havia chegado no físico mais seco que gostaria para mim, e decidi após acabar a leitura do "Por que engordamos e o que fazer para evitar" montar um experimento baseado nas dicas do autor

        Durante os 30 dias de experimento, segui fielmente ...tive alguns momentos de vontade de mais carboidratos, mas me controlei bem. Mantive meus treinos tranquilamente, não tive nenhum sintoma ruim, pois comia muito bem, quando tinha fome e mantive os meus probióticos e prebióticos da marca Essential Nutrition http://essentialnutrition.com.br/ . Com esse meu experimento sequei por volta de 4kgs na balança ( lembrando mais uma vez, que o parâmetro da balança não é nada confiável, existem outras ferramentas como o adipômetro por exemplo, ou até mesmo em minha opinião o espelho, suas roupas e fotos).



  
Foto:  Fevereiro de 2015- 68-69 kgs                 Janeiro de 2016: acredito que com 65kgs
      
OBS; por isso não canso de falar que balança não é um bom recurso a diferença entre as duas fotos é nítida mesmo o peso não se alterando tanto. E lembrando que mantive os 68kgs durante um bom tempo, depois do experimento é que realmente comecei a secar.     
                                                 
     Conclusão: estava com 68kgs seguindo a paleo ,mas não conseguia secar e isso vinha me incomodando, mesmo depois da whole ainda não havia chegado no que desejava. Com isso pensei ....será que cheguei em meu Set Point? mas preferi não acreditar e me esforçar ao máximo, obaaa deu certo! Depois do experimento do Gary a que me propus cheguei em 64 kgs e hoje estou com 63kgs e bem feliz, pois visualmente estou seca como gosto. Ainda farei algumas alterações em meu estilo de vida, pois quero diminuir meu % de gordura, talvez para isso optarei em fazer a dieta cíclica ( tudo explicadinho em post anterior), mas irei adaptá-la dentro do segmento que vivo que é baseado em comida de verdade. Depois contarei aqui para vocês, minha próxima avaliação será agora no início de março, então por enquanto irei manter apenas dentro do que já sigo, que é:

-comer quando tenho fome 
-de preferência orgânicos
-pouca ingesta de derivados do leite
-carboidratos à noite
-frutas apenas como sobremesa ( exceto em minha primeira refeição)
-gorduras boas sempre ( mas sem exageros com as oleaginosas)
-carb up 1 x na semana
-açúcar quase nunca
-de proteínas mais ovos durante a semana e carnes aos finais de semana ( quando sinto vontade)
-Jejum programado de 24h 1x ao mês

        Enfim, não estou aqui recomendando nada à ninguém, pois não sou nutricionista, apenas repassando informações de meu experimento. E desejo que consigam encontrar o caminho de vocês.
Bjus XoXo

Foto: Fevereiro de 2016- com 63 kgs Altura: 1.71 e diminuindo a retenção liquida e gordura.