terça-feira, 13 de outubro de 2015

Não consigo mais diminuir meu peso e agora?

Existem diversos fatores que podem influenciar isso, meu objetivo não será citar todos, mas os que achei mais relevante, entre eles estão:

- Stress ( se você se encontra em um momento estressante, a chances de estar lotando seu corpo de cortisol é imenso)

- Quantidade de horas de sono por noite: por mais que você acredite que consegue dormir 4h e isso basta, provavelmente seu corpo estará diminuindo seu metabolismo para compensar.

-Escolha alimentar (focarei mais nesse ponto)

Acabei de ler o livro:

e indico para qualquer pessoa que deseja entender melhor como tudo funciona.

Acreditamos que fazer um milhão de exercícios físicos irá levá-lo a ficar seco, com bf% ( body fat) baixo, mas não pensamos em momento algum, que quanto mais nos exercitamos, mais fome sentimos, e muitas vezes, comeremos mais, e daí vem um dos detalhes de treinar anos a fio e não obter o tão sonhando corpo. Por isso é tão importante o acompanhamento profissional. Em meu caso ainda não posso obtê-lo, então bora pesquisar de fontes seguras.

Nossa, mas como assim? não devo me exercitar? de forma alguma isso é afirmado, mas acreditar  apenas que exercícios trarão o que deseja é um engano. Exercitar faz parte, precisamos estar em movimento, mas isso não significa treinar de domingo a domingo. Escolha algo prazeroso, faça pelo menos 2 treinos resistidos na semana e brinque. Brincar é essencial na vida, libera hormônios importantíssimos em nosso corpo.

Fora isso é preciso entender que caso você esteja mantendo seu peso, ou medidas, por um período médio, talvez você tenha encontrado seu Set point ( peso ideal), sim sim, todos nós temos, e muitas vezes não é o que desejamos. Mas antes de ter essa certeza vale a pena observar se você não entrou em uma situação conhecida como platô.

Neste livro, Gary Taubes cita algumas estratégias a se tentar para observar o que pode levar você a não perder peso:
Antes de tudo optei em tentá-las  como um experimento. 

OBS: Se você vem de uma dieta convencional poderá sentir alguns sintomas passageiros, e caso tenha algum problema de saúde nunca faça nada sem orientação e mesmo sem ter seria interessante o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo especializado na dieta paleo. Eles são transitórios, é o momento em que seu organismo está aprendendo a usar a gordura como fonte de energia, no qual é muito mais eficaz que o carboidrato, chama-se de cetoadaptação, que pode ocorrer em diversas pessoas ao consumir menos de 60grs de carbs ( a tolerância ao carboidrato é muito individual, após eliminar o peso que deseja você poderá reintroduzi-los para descobrir qual o seu ideal). Lembre-se de não fazer restrição calórica, coma até ficar saciado

Sintomas:
-fraqueza
-fadiga
-náuseas
-desidratação
-diarreia
constipação
hipotensão postural ( levantar rápido e ficar tonto)

Recomenda-se no período de adaptação evitar a prática de exercícios físicos, por pelo menos 15 dias.Se necessário acrescentar 1/2 a 1 colher de chá de sal.

Foco: descobrir se alcancei meu set point ou se estou em platô

Início:11-10-15
meta: pelo menos 30 dias
peso inicial: 68kgs( não é a melhor opção de parâmetro, mas é o que tenho no momento)

1) irei retirar as frutas com índice glicêmico mais alto ( liberarei coco às vezes)

2)diminuirei alimentos que podem ocasionar elevação da insulina:
-café
-nozes
-laticínios( já retirei desde a whole30)

3) manterei abaixo de 20grs de carbs líquidos ( para isso estou usando o fatsecrets para ter uma base, com o tempo vamos nos acostumando e nem é mais necessário anotar tudo); não focarei na ptn, nem na gordura. Pois ao reduzir os carbs, por si só a gordura dos alimentos aumentam, cuidado para não cair no erro de colocar mais gordura ainda, nada em excesso é bom.

4)aplicarei jejuns intermitentes de 18h a 24h -2x na semana.

5)Já retirei alguns alimentos e continuarei sem eles:

-adoçantes; 
-mel;
-álcool ;
-suco de frutas;
-amidos ( arroz por exemplo)
-cenoura;
-batatas; 
-feijões; 
-grãos

6)tomarei cuidado com vegetais que possuem mais amido e ficarei dentro de 2 xícaras de folhas por dia e 1 xícara de legumes ( brócolis; abobrinha; abóbora; tomate; pepino; quiabo...)

7) evitarei receitinhas, escolhendo sempre comida de verdade o dia todo

Lembrando que essas são escolhas minhas, que já estou na paleo a um tempo razoável para tentar as indicações de Gary Taubes. Não que outras pessoas não possam fazer, mas iniciar pela whole 30 que cito em meu blog seria um caminho até mais interessante do que começar pela paleo. E super indico o livro dele, para quem deseja ser livre ,continuar magro e saudável.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Final da Whole 30 dias- conclusões e próximo passo



VANTAGENS-

Gente além é claro de várias melhorias em meu corpo e mente, o meu bolso está agradecendo muitoooo com esse processo, agora acredito realmente que comida de verdade é bem mais barata do que queijinhos e outras comidas conforto.

SIM SIM  a whole tem esse benefício para o bolso, pois como estou comprando só comida de verdade e marido entrou na onda também, o nosso bolso está agradecendo demais!!! =))))

Acredito que o que encarecia nosso mercado eram os queijos, creme de leite fresco, muitas farinhas paleo ( ainda estou usando, mas em menor quantidade), macarrão sem glúten e vinhos. Como não posso fazer receitas nesse processo, as farinhas duram muitoooo.

Quando cito farinhas paleo me refiro as oleaginosas trituradas e farinha de coco, parei de usar tapioca a muito tempo, pois ela é uma farinha branca, o que isso significa? que mesmo sendo da mandioca, ela poderia ser considerada como se você estivesse comendo um pão francês, só que sem o sintoma do trigo ( ou seja...., para grande maioria das pessoas, engorda).

Uma das vantagens claras que percebi , foi meu corpo desinchar, a barriga ficou retinha até no período da noite. Perdi peso na balança? sinceramente não sei, já me desapeguei dela a mil anos, fico feliz de me olhar no espelho e me sentir bem nas roupas.

Todo meu organismo reagiu muito bem a whole, intestino funcionando maravilhosamente, continuei usando a banana verde congelada nesse período 1 vez na semana (é um ótimo aliado  da flora intestinal).

A pele melhorou, já estava dormindo bem melhor desde o início da paleo e permaneci na whole.

A compulsão por alguns alimentos paleo/primal sumiram.

RETA FINAL -

Indico com certeza a whole, é um processo maravilhoso, a compulsão sumiuuuuu TOTALMENTE, nem a paleo fez isso por mim, pois eu não podia comer uma castanha de caju que devorava um saco, ou pasta de amendoim ( lembrando que amendoim não é paleo por ser uma leguminosa) acabava em 2 dias aqui em casa, coco nem me fale.... ou seja, eu acreditava que esses alimentos me geravam compulsão, mas percebi claramente que NÃO!!!, pois consumo oleaginosas em uma quantidade ínfima e já me satisfaz, ou seja, o gatilho é outro e precisarei descobrir na fase de reintrodução alimentar.

Antes de começar a whole tinha a impressão que seria um processo de restrição, doloroso, mas não é difícil como a maioria das pessoas enxergam, na verdade é que  nós não sabemos nos alimentar com comida apenas ( eu acreditava que sabia e que me alimentava super bem), como nossos ancestrais faziam, o mundo capitalista nos doutrinou de tal forma que fica enraizado em nós o hábito da comida mais fácil, da comida conforto, das inúmeras adaptações de receitas para satisfazer nossas compulsões...preste mais atenção em você, em sua família,organize seu tempo, para usar a comida como seu remédio e cura.

Se você segue a paleo; LCHF( low carb high fat) mas mesmo assim continua tendo recaídas, querendo fazer dia do lixo ou off e sentindo falta de seus alimentos favoritos, foi porque  ainda não assimilou esse estilo de vida, pois não é uma dieta ( e não estou falando que nunca mais  irá tomar sua cerveja, ou comer uma bela macarronada). Eu indicaria a Whole, você sentirá uma transformação imensa em sua vida. Isso não é radicalismo é a verdadeira libertação da comida, ela foi feita para você sobreviver e não comer como senão houvesse o amanhã, reflita sobre isso.

Ou....continue nessa sanfona eterna, causando impactos que podem não aparecer agora em seu organismo...mas e daqui a alguns anos??? você realmente acha bacana ficar variando o peso toda hora?

Quem precisar de ajuda estou por aqui. Bjos. ;) e uma boa whole para todos. Em novembro farei outra, quem quiser acompanhar sempre posto pelo insta meus pratinhos.


OBS: a Whole possui uma fase de reintrodução alimentar, onde o objetivo é colocar alimentos alergênicos e que podem causar compulsão aos poucos e observar como seu organismo reage individualmente a cada um deles. Até cheguei a começar, mas sabe quando você está tão feliz com seus novos hábitos que não sente mais falta de nada? nem do açúcar de coco que eu achava que não viveria sem ele e muito menos do fubá e da pipoca. Então não poderei falar dessa fase, pois voltei a fazer a whole de forma instintiva sem nem perceber. Às vezes ainda faço algumas receitinhas, mas depois da whole, de forma muito esporádica.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Whole 30

Boa tarde gente, 

Fiquei de postar no domingo um pouco sobre a whole30, mas com a correria do final de semana não tive tempo.
Com relação ao desafio 90 dias de LCHF (início dia 01-06-2015) continuo nele, mas resolvi entrar na whole 30, durante esse processo e explicarei.

Primeiro o que é a whole30?

Ela tem sua base em 2009 através de  Dallas e Melissa Hartwig, que são os criadores da empresa Whole9http://whole9life.com/. E consiste em um desafio de 30 dias com foco em ajudá-lo a desintoxicar seu corpo e descobrir quais alimentos você tem mais sensibilidade. Muitas pessoas e conhecem a paleo e a LCHF através da whole, no meu caso foi o contrário.


Vem de uma vertente mais rígida da paleo. Falo em rigidez, porque muitas pessoas preferem manter alimentos primais como derivados do leite ( que não são considerados paleo) e outros como os embutidos, mas depois de um tempo você começa a entender que eles são comidas conforto, sim sim conforto, mas isso significa o quê? que ajudam muitas pessoas a manterem esse estilo de vida sem sacrifício.

O programa não foca em quantidade, contagem de macro nutrientes (carboidratos, proteínas ou gorduras) ou calorias, mas sim na qualidade dos alimentos. Durante 30 dias você comerá frutas, verduras, carnes, ovos, leites vegetais caseiros (de castanhas, sementes e de coco) e gorduras boas como castanhas, óleo de coco, ghee e abacate.

Eu também no início usei bastante esses alimentos e amooo um queijinho, mas sabe aquela sensação de que você não quer depender de nada? de nenhum alimento? e na verdade aprender a comer comida de verdade sem muitas receitas elaboradas no dia a dia? não posso deixar de comentar que amo cozinhar e uma das coisas que fazia eu adiar a whole30 era isso, pois nela uma das regras é não fazer receitas, nem paleo, ou seja, nada de pão paleo, nada de panquecas LCHF, nada de bolinhos....
As regras podem ser encontradas com todos os detalhes no livro:"It starts with food"infelizmente meu inglês é bem básico, mas fui buscar informações em fontes que confio como os blogs:
neles você encontrará tudo muito explicadinho. Mas irei fazer alguns comentários por aqui.

Esse desafio pode ser feito em grupo e é mega estimulante, mas lembre-se de que regras são regras, e caso você queira manter suas comidas conforto, se mantenha na paleo- primal.

Por que fazer a Whole 30?

Determinados grupos de alimentos (como açúcar, grãos, laticínios e legumes) podem ter um impacto negativo na sua saúde e desempenho físico, mesmo sem você perceber.
Os seus níveis de energia são inconsistentes ou inexistentes?
Você tem dores que não podem ser explicadas por excesso de uso ou lesão?
Você está tendo dificuldade em PERDER PESO, não importa o quanto você se esforçe?
Você tem algum tipo de doença (como problemas de pele, doenças digestivas, alergias sazonais ou problemas de fertilidade) que a medicação não tem ajudado?
Estes sintomas podem estar diretamente relacionados com os alimentos que você consome – mesmo os produtos chamados “saudáveis”.
Como  você pode saber se (e como) estes alimentos estão afetando o seu corpo?
O único jeito é tirá-los completamente de sua DIETA.
Cortar todos os produtos que são insalubres – física e psicologicamente, cortar produtos que causam o desequilíbrio hormonal, a desregulaçaõ do intestino, e todos os grupos de alimentos considerados inflamatórios por um período total de 30 dias.
Deixe seu corpo se curar e se recuperar de quaisquer efeitos negativos que esses alimentos podem estar lhe causando.
Aperte o botão “reset” no o seu metabolismo, livre-se da inflamação sistêmica, e dos efeitos negativos de algumas escolhas alimentares que você está fazendo. Saiba de uma vez por todas como os alimentos que você está comendo podem realmente afetar o seu dia-a-dia e sua saúde a longo prazo.
Descobrir como a alimentação afeta o seu corpo vai mudar sua vida.
Os próximos 30 dias vão mudar sua vida.
O Whole30 vai mudar a sua maneira de pensar sobre comida, ele vai mudar seu paladar, ele vai mudar seus hábitos e seus desejos. O Whole30 vai, possivelmente, mudar a relação emocional que você tem com a comida, e com o seu corpo.
Ele tem o potencial de mudar a sua maneira de comer para o resto de sua vida. Sabemos disso porque nós o fizemos, e dezenas de milhares de pessoas têm feito isso desde então, e o Whole30 mudou nossas vidas  de uma forma muito permanente.
Fonte: blog café com manteiga
Como fazer a whole30?

Comece por sua lista de supermercado, quem já está na paleo a algum tempo sabe como é fácil fazer mercado. Antigamente eu gastava mais que 1h30, hoje em dia, levo 30 minutos e olhe lá. Gente comida de verdade não tem rótulo, não está dentro de latinhas, caixinhas, saquinhos, simples assim.
Nossa mas o que irei comer?
Muita coisa, só não vale ter preguiça para ir para o fogão.


A whole de preferência deve ser feita com alimentos artesanais e orgânicos, eu tenho certa dificuldade em achá-los em minha cidade, por isso optei em retirar o bacon, a manteiga ( lembrando que a ghee é liberada) http://gnt.globo.com/receitas/receitas/ghee-a-manteiga-caseira-sem-lactose-receita-de-bela-gil.htm, mesmo assim por enquanto não estou usando.

Vamos para lista:

Existem alimentos que são melhores e outros que devem ser evitados ou comidos com moderação.

Sim: Coma comida de verdade.
Comer carne, frutos do mar, ovos, “toneladas” de verduras e vegetais (menos grãos e legumes), algumas frutas, e muitas gorduras boas vindas de frutas, óleos naturais, nozes e sementes. Coma alimentos com poucos ingredientes, todos os ingredientes pronunciáveis, ou melhor ainda, sem ingredientes listados em tudo, porque eles são totalmente naturais e não processados. Não se preocupe … estas orientações estão descritas na extensa lista de compras (abaixo).
Evite por 30 dias:
Mais importante ainda, aqui está o que não comer durante a duração do seu programa Whole30. Omitir todos esses alimentos e bebidas vai ajudá-lo a recuperar o seu metabolismo saudável, reduzir a inflamação sistêmica, e ajudá-lo a descobrir como estes alimentos são realmente afetando sua saúde, desempenho físico e qualidade de vida.
1 -Não consumir açúcar adicionado de qualquer espécie, real ou artificial. Nada de xarope de bordo, mel, néctar de agave, Splenda, Equal, Nutrasweet, xilitol, stevia, etc.  Leia os rótulos porque a indústria alimentícia gosta de “esconder” açúcar em produtos de maneira que você pode não reconhecê-lo.
2 -Não consumir álcool, de qualquer forma, nem mesmo para cozinhar. (E produtos do tabaco, de qualquer tipo, também.)
3 – Não comer grãos. Isto inclui (mas não está limitado a) trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, milho, grãos torrados, sorgo, amaranto, grãos germinados e todos esses pseudo-grãos sem glúten como quinoa. Sim, nós dissemos milho … para efeitos deste programa, o milho é um grão! Isto também inclui todas as maneiras que agregam trigo, milho e arroz em nossos alimentos, na forma de farelo, germe, amido e assim por diante. Mais uma vez, leia os rótulos.
-Não comer legumes. Isso inclui feijão de todos os tipos (preto, vermelho, pinto, marinho, branco, Lima, fava, etc), ervilha, grão de bico, lentilhas e amendoins. Nada manteiga ou pasta de amendoim, qualquer que seja a marca. Isto também inclui todas as formas de soja – molho de soja, missô, tofu, tempeh, edamame, e todos os produtos com lecitina de soja no rótulo. Dica: comida de verdade não tem rótulo!
5 – Não comer laticínios. Isto inclui leite de vaca, de cabra ou produtos lácteos de ovelha, como creme de leite, queijo (duro ou mole), kefir, iogurte (mesmo grego), e creme de leite … com exceção da manteiga ou ghee.
6 – Não consumir carragena, MSG ou sulfitos. Se estes ingredientes aparecer em qualquer forma na etiqueta de sua comida processada ou bebida, estão excluídos do Whole30.
(NOTA DO blog CAFÉ COM MANTEIGA: Alguns tipos de vinagre contém sulfitos e podem causar reações alérgicas.)
7 – Evitar batatas brancas. ( na lista vocês observaram, que algumas batatas são liberadas, mas para quem quer perder peso devem ser comidas com moderação ou evitadas)
8 – Além disso, nenhuma sobremesa ou comida comprada em restaurante “fast food” (McDonalds ou Subway) , faça boas escolhas!
Não tente recriar receitas de comida processada ou guloseimas * com os ingredientes aprovados  para dar continuidade a seus  velhos hábitos. Alimentos adaptados com ingredientes Whole30 estão fora. Lembre-se, estes são os mesmos alimentos que lhe causam  problemas de saúde. Uma panqueca é  uma panqueca que é uma panqueca, independentemente dos ingredientes.Mesmo sendo paleo.
Uma regra última e definitiva: . Você não tem permissão para subir na balança ou tomar quaisquer medidas do corpo durante o programa. Esse programa é uma forma de te reeducar.
O Whole30 é muito mais do que apenas a PERDA DE PESO. Se você se concentrar apenas na sua composição corporal  você vai perder os benefícios mais dramáticos ao longo da vida que esse plano tem para oferecer.
Então, não pesando-se, analisando a gordura corporal ou tomar medidas comparativas durante a sua Whole30 você vai ver os benefícios como um todo. (Nós encorajamos você a pesar-se antes e depois, no entanto, assim que você pode ver um dos resultados mais tangíveis de seus esforços quando o programa acabar.)
* Também estão fora: panquecas, pão, tortilhas, biscoitos, muffins, cookies, massa de pizza, waffles, cereais, batatas fritas, e todas as receitas onde os ovos e leite de coco são combinados com a intenção de criar uma mistura cremosa que ou qualquer mistura que torne seu café preto em café doce.(Café com manteiga de garrafa pode!)
No entanto, esta lista não se limita a esses itens, podem haver outros alimentos que você encontra que não são psicologicamente saudáveis para o seu Whole30. Use o bom senso com os alimentos que não estão nesta lista, mas que você suspeita que não estão ajudando você a mudar seus hábitos ou quebrar sua fissura por doces.

Regrinhas da whole 30:

Lembre-se que o whole 30 não é uma dieta, é um plano nutricional para uma vida mais saudável. Fique a vontade dentro das opções para escolher frutas mais doces ou menos doces, mais ou menos gordura, ou uma ou duas porções de proteína por refeição. Isso varia de acordo com a necessidade de cada um.
O mais interessante e que eu notei uma clara diferença da paleo para whole,  é que na whole 30 você aprende a distribuir melhor os alimentos durante o dia, na paleo quando comecei a gente sempre escuta e lê: coma até ficar saciado, ou seja, eu comia uma montanha e diversas vezes ficava sem fome durante horas e horas, não estou pregando que você precisa comer de 3 em 3h como eu já acreditei um dia, mas que não deve se empanturrar de comida, pois é mais interessante e benéfico para seu corpo essa distribuição ao longo do dia. Mais para baixo, falarei sobre isso.
Proteína:
O livro recomenda a cada refeição 1 ou 2 porções de proteína. Cada porção de proteína equivaleria a palma da mão. Bom, se for ovos pode ser de 3 a 5 para uma porção. E ovos com gemas! (Veja na lista de compras a recomendação para os ovos).
Vegetais:
Preencha todo o prato ao redor da proteína animal com vegetais. Escolha pelo menos dois tipos de vegetais. Se você estiver acima do peso ou tiver resistência a insulina, não preencha seu prato com batatas. Dê preferência para vegetais com menos carboidratos.
Frutas:
Uma ou duas porções por dia. Cada porção equivale a um punho. O programa recomenda não fazer smoothies com as frutas, e sim come-las com a refeição.
Gorduras:
Escolha uma ou mais fontes dessas gorduras por refeição:
Óleos: uma ou duas colheres de sopa de azeite ou óleo de coco.
Manteigas: uma ou duas colheres de sopa de manteiga de coco, manteiga de castanhas ou ghee.
Azeitonas e coco: Um punhado cheio.
Castanhas e sementes: Uma mão fechada.
Avocado: Meio a um avocado.
Leite de coco: 100ml a 200ml
Então as dicas básicas são:
Siga as proporções a cada refeição e faça 3 refeições bem feitas ao dia (se necessário 4, mas antes tente aumentar a quantidade de proteínas e gorduras nas refeições).
Escolha bons alimentos ao fazer compras (leia a lista de compras do whole30)
Termine sua última refeição algumas horas antes de dormir.
Não pule o café da manhã. E mude o conceito de café da manhã para refeição (com proteína animal, vegetais e gorduras boas).
Não deixe de comer vegetais.
Pode tomar uma a duas xícaras de café pela manhã sem adoçar.
Não faça lanchinhos entre as refeições.
Faça as refeições na mesa, sem distração de TV, telefone ou email.
Mastigue devagar
Varie os temperos. Use pimenta, curry, orégano, manjericão, alho, cebola e etc.
Três refeições ao dia é o mínimo para atender as necessidades diárias. Se ficar sem fome considere aumentar o nível de atividade física. ( ou seja, nada de Jejuns intermitentes, para quem gosta dessa prática usada na paleo)


Dúvidas comuns:
Fonte: Blog cozinha primal
Farinha de amêndoas, de coco, tapioca e outras farinhas que não sejam a base de grãos: Pode ser usado no preparo de carnes e molhos, mas não para preparar bolinhos, panquecas, tortilhas, biscoitos e etc.
Leite de amêndoas: Pode desde que seja caseiro e não adoçado. Mas castanhas e sementes não são as melhores escolhas no whole30, e beber a comida também é menos saudável do que come-la.
Bacon: Leia os ingredientes. É comum conter açúcar nos bacons de supermercados.
Cacau: Cacau 100% (puro, sem açúcar e etc) é um bom tempero para pratos ou para colocar no café. Mas não para coloca-lo sobre tâmaras e outras frutas e fazer um tipo de doce.
Óleo de canola e de girassol: Óleos vegetais não são a escolha mais saudável. Relutantemente o programa abre exceção porque as vezes é preciso comer fora. (Mas aconselha a não ter em casa esses óleos).
Alfarroba: Apesar de ser tecnicamente uma leguminosa, o pó de alfarroba é feito a partir da vagem e não da semente.
Chia e semente de linhaça: Essas sementes não são da mesma família dos grãos e leguminosas eliminados no programa. Então podem ser consumidas.
Chips: Não se forem industrializadas ou fritas.
Ácido cítrico: É um aditivo comum em enlatados e é aceitável.
Água de coco: Leia os ingredientes, alguns contém açúcar. Mas não substitua a água por água de coco. Se você fizer atividades que lhe deixe propenso a desidratação, água de coco pode ser uma boa escolha.
Café: Você pode tomar café preto, com leite de coco ou de amêndoas. Adicione canela se desejar também. Mas lembre-se que não pode nenhum tipo de adoçante natural (muito menos artificial).
Chocolate amargo: Qualquer tipo com menos de 100% cacau está proibido durante whole30.
Tâmaras: Pode para adoçar molhos ou no preparo de pratos, mas não para matar a vontade de comer doces.
Suco de frutas: Use em molhos, sopa ou entradas. Mas não é recomendado tomar sucos de frutas.
Feijões verdes: O problema com as leguminosas está no consumo da semente maduras.
Chicletes: Não! Todos os tipos contém alguma forma de adição de adoçantes. (A mastigação também é responsável por manda a mensagem para o nosso corpo que virá comida. Isso deixa o seu corpo um pouco confuso.)
Maionese: Se for caseira.
Mostarda: Leia os ingredientes.
Pão páleo: Não. O programa visa mudar hábitos alimentares.
Batatas: Sim. Todas as batatas estão permitidas na nova versão do whole30. Mas se você estiver acima do peso, for resistente a insulina ou não for muito ativo, você não precisa dela (batata inglesa).
Quinoa, trigo sarraceno e amaranto: Não. É um pseudo-cereal e não tecnicamente um grão, mas contém propriedades similares.
Sal: Sim! Sal deixa a comida deliciosa e quando se corta produtos industrializados já removemos a maior fonte de sódio da nossa dieta.
Tahine: Sim. Tahine é a pasta de gergelim, e assim como o gergelim, pode no programa.


Enfim, é um programa que realmente vale a pena em vários quesitos, eu optei em fazê-lo para conseguir investigar alguns alimentos que suspeito que inflamam muito meu organismo, hoje é meu 15 /30 na whole, venho postando tudo no instagram instagram fabíola.oliveira.125 , além do que escrevo no http://www.fatsecret.com.br/Default.aspx?pa=memn&id=15586772 .Estou feliz em observar mudanças enormes em meu corpo e orgulhosa de não consumir mais açúcar nem o de coco e muito menos adoçante. E conseguir ficar sem receitinhas, mesmo cozinhado para o maridão. A cada dia descubro o sabor delicioso dos alimentos, de um café sem nada, coisas que nem na paleo/primal eu sentia.
Tenha foco, vale muito a pena como já disse, serão 30 dias limpando seu organismo. A sensação de bem estar é maravilhosa. Essa é a minha segunda tentativa, na primeira vez com 8 dias eu cedi a tentação do chocolate, mas logo em seguida, voltei ao foco. Minha vontade é muito maior do que um alimento.
A única maneira que isso vai funcionar é se você seguir o programa por 30 dias: sem mentiras, sem “jacadas”, sem deslizamentos, ou “ocasiões especiais”.
Você precisa de uma pequena quantidade de qualquer destes alimentos inflamatórios para quebrar o ciclo de cura e um pedaço de pizza, um respingo de leite no seu café, dentro do período de 30 dias basta para que você tenha quebrado o botão de “reset”, exigindo que você comece tudo de novo no dia 1.E foi o que aconteceu comigo, no 8 dia. Tive que voltar tudo de novo!!! por isso ontem mesmo com a casa toda cheirando bolo e marido disse que ficou nota 11 rsrsr eu resisti! Nem provei, fui no olhômetro.

Você deve se comprometer com o programa completo, exatamente como está escrito.
São apenas 30 dias!
Desejo que você consiga e sinta os benefícios como venho sentindo ( assim que acabar a whole, volto aqui para falar sobre tudo, antes da fase de reintrodução alimentar).
Bem-vindo ao Whole30!”









domingo, 12 de julho de 2015

Desafio 90 dias de LCHF, paleo, primal

Como me sinto hoje: 42 dias de paleo/ primal/ LCHF

Nunca fui tão feliz, nem qdo fazia a dieta cíclica ( low carb).

Com a dieta LCHF:

-Sinto uma liberdade impressionante.

-Não preciso mais comer de 3 em 3h,

-Não preciso mais gastar os tubos de $ com suplementação

-Não tenho mais compulsão, se jacar hoje volto ao normal na próxima refeição sem medo algum

- Não sinto vontade de jacar

-Não sinto mais prazer em comer doces, nem brigadeiro, nem chocolate, prefiro comer minha banana com canela assada.

- Não tenho mais necessidade de comer a banana todo dia

- Não preciso mais usar adoçante, mas gosto de usar 5 grs de açúcar de coco em cima de minha panqueca ( ainda quero retirar o açúcar de coco, tentei um desafio de 15 dias, mas ao 7 dia me rendi a receita de brownie fit que leva açúcar demarara, percebo com isso que as receitas me atrapalham)

- Amooooo café sem açúcar

- Não preciso mais do yakult, pois como a banana verde congelada mesmo e adorooo ( uso ela devido seu poder probiótico, para flora intestinal)

-De sucos, amo limonada sem nada, sem nada mesmo.

-Nunca mais tive dor de cabeça

- Voltei a comer queijos, mas poderia parar hoje se quisesse? ( será que paro?será que me proponho a esse desafio? será  difícil?)

-Amooo poder tomar meu vinho sem dor na consciência

- E um mega detalhe: CONSEGUI LARGAR A TAPIOCA, A PIPOCA, O FEIJÃO, ARROZ ( como raramente)

- Glúten eu já havia retirado a um tempo e não me faz nenhuma falta

- Amooo manteiga da tirolez sem sal

-Não sinto mais falta do MINGAU DE FUBÁ iuupiiiii

- Estou escrevendo isso tudo e muito feliz pois tomei apenas o café da manhã e estou sem fome, mas ainda tenho dúvida do que é fome e do que é hábito de mastigar. 

_ Estou viva e bem interativa, estudando a todo vapor e decorando tudoooo iuupiiii

- Ansiedade zero

-Ainda sinto falta de treinar mais, mas tudo ao seu tempo, o mês está curto e a meta é outra

-Ainda tenho receio de não estar comendo o suficiente.....quem sabe vencerei isso tb

- Ainda quero fazer a whole 30

-Ainda quero não ter mais nada industrializado em minha dispensa e geladeira ( isso incluí queijos, atum, flocos de coco, farinhas sem glúten, creme de leite fresco( é considerado industrializado?? torcendo que não rsrsr)



      De tudo que venho analisando, busco sempre o equilíbrio, mas cada um funciona de uma forma, eu sinto por exemplo que as receitas mesmo sendo dentro da paleo/primal/lchf acabam  tirando meu foco, por isso venho pensando a cada dia mais em tentar fazer a whole 30 http://cozinhaprimal.com/whole30/, focando em uma limpeza de meu organismo, o que me segura ainda são os queijos, conseguirei tirá-los? o açúcar percebi que também ainda é um problema para mim, mesmo sendo o de coco e havendo um grande debate de que não passa de frutose gerando picos de insulina no organismo eu ainda prefiro ele a adoçantes. Continuo minha saga em busca de qualidade de vida e lutando para retirar ao máximo os industrializados de minha dieta.

Beijos e semana que vem volto contando minhas novas diretrizes. Enquanto isso continuarei postando no insta e no fatsecrets brasil.

Abaixo alguns comentários do fatsecretsbrasil, excelente ferramenta.

1711 kcalGord: 131,37g | Prot: 106,06g | Carbs: 31,24g.   Café da Manhã: Qualitá Nozes sem Casca, Farinha de Amendoas, Verde Campo Creme de Leite Fresco, Suco de Limão, Santa Helena First- Pasta Integral de Amendoim- Santa Helena, Monama Açúcar de Coco, Monama, ASA Ovos Caipira, MHP Ômega Strong ( MHP). Jantar: MHP Ômega Strong ( MHP), Vagem, Crua ( Tabela Taco), Chuchu, Cozido ( Tabela Taco), ASA Ovos Caipira, Copra Óleo de Coco Extra Virgem, Tabela Taco Sobrecoxa, com Pele, Assada. mais...

 6 Apoiadores  Apoio  

1 A 20 DE 30
Comentários 
Fafa, só notícia boa! Parabééns!!! *-* Estou como você sobre largar a tapioca. Parece bobagem, mas eu nem me acredito, sabe? kkkkk Não sinto falta da tapioca, do mamão... kkkk E eu pensando que NECESSITAVA deles, olha só!! \o/ 
02 jul 15 por membro: Priscilla Queiroz
Obrigada Pri =))) muita notícia boa mesmo hehehe, acabei o jantar agora. Eu descobri que o que eu amava na tapioca usava sempre na receita de crepioca era a maciez que fica a comida, mas depois que consegui trocar pelo creme de leite , consegui largar ela, acho que farei um pudim de tapioca p o marido p me livrar de vez dela srrsrs. 
02 jul 15 por membro: fafaslim
A gente vai evoluindo nosso paladar né? ainda como umas frutas, mas não da forma que comia 
02 jul 15 por membro: fafaslim
exatamente, sentindo melhor o sabor de comida de verdade, passamos a nem sentir falta. Por experiência própria, digo que daqui a pouco você vem dizer como tem comido cada vez mais simples, desapegando de outros alimentos que são "permitidos", mas que funcionam mais para dá um conforto a dieta, e que não está sentindo falta nem deles xD \o/ pra mim essa é a total liberdade 
02 jul 15 por membro: Priscilla Queiroz
que bom fafa..... eu tb não me sinto em dieta, apesar de que em festas eu jaco mesmo.....hehehehe.....já já meu post deste finde....hehehe 
03 jul 15 por membro: Valleska
Tá de parabéns. Essa liberdade e desapego, não tem comparação. Ainda mais você que já é magra, manter a rotina de alimentação e poder dar uma escapada quando quiser. Tudo lindo demais! S2 
03 jul 15 por membro: Lydianny
fafa, que evolução! Divou total!! Gente também só uso a tapioca (pra mim) pra fazer crepioca (panqueca) que negócio é esse do creme de leite substituir? 
03 jul 15 por membro: RAYLETICIA
Ray, uso creme de leite quando quero fazer uma "massa". Como substituto de leite e farinha. :) Seria como aqueles pães de micro que eu falava e usava nata. Podem ser feitos com creme de leite também, mesma delícia 
03 jul 15 por membro: Priscilla Queiroz
A "crepioca" seria 1 ovo + 1 cs de creme de leite. Seria isso? Fui metralhada pq uso farelo de trigo sahushaushau sou inocente ainda :/ será que poderia substituir por ele também? 
03 jul 15 por membro: RAYLETICIA
eu coloco ainda um pouco de fermento. Ray, eu não uso farinha pra nada, a não ser a rara vez que quero uma farofa, aí uso a de castanhas... Não sendo é sempre creme de leite ou nata 
03 jul 15 por membro: Priscilla Queiroz
Obrigada pri! Vou testar! Já agregou muitíssimo com leite fake, eu e minha mãe agradecemos! Agora terei um estoque de creme de leite :) 
03 jul 15 por membro: RAYLETICIA
COMO NÃO VI ESSE POST ??? O FSB tá de brincanagi cmg... :P 
03 jul 15 por membro: rogerpaixao
Fafa... fico em êxtase qdo leio esta evolução na tua dieta... particularmente acho q sua maior vitória é largar as suplementações... tenho medo de qquer coisa q venha fora da alimentação... este conceito de suplementar nem existia há 50 anos atrás... sei lá... pra mim é indústria... e onde tem lucro... já viu né ? Parabéns... ñ sei como ñ vi teu post... o feed do FSB volta e meia "esconde" uns posts de mim... 
03 jul 15 por membro: rogerpaixao
Lidi não sou magra não quem dera rsrsrs minha meta mental como a Ray fala é 61 kgs, mas não tô neurótica p chegar nisso não quem sabe? ontem comecei a ler o dieta dos ancestrais e tentarei colocar em prática os exerc´cios. 
03 jul 15 por membro: fafaslim
Ray é pq eu queria largar a tapioca já que ela é considerada a um pão de sal branco ou seja, sem glúten mas riquíssima em carbs. Mas não vejo necessecidade de todo mundo largar não, o meu é um objetivo pessoal. Eu queria treinar pesado mais com fats. Há o lance do creme de leite freco é por causa da textura, lembra que vc disse que meu paladar é meio doido kkkk então eu gosto pela manhã de alimentos amis cremosos, ainda não consigo comer comida mesmo tipo almoço sabe? e o creme de leite fresco dá essa maciez. 
03 jul 15 por membro: fafaslim
Vall muito bom né? mas vc jaca pro vontade, pq quer? 
03 jul 15 por membro: fafaslim
Ray eu faço assim: 2 ovos + 2C.S de creme de leite fresco ( ele vem na garrafinha) + 2 C.S de farinah de amêndoas ou de coco orgânica + nozes picadinha. Coloco na panela de teflon tipo panquequeira sabe? com óleo de coco em fogo baixo e deixo demora uns 10 minu dependerá de seu fogão gosto de polvilhar o açúcar de coco mas tentarei largar ele e canela fica muitoooooooooooo bom. Particulamente não gosto de usar fermento, só p receitas mesmo tipo bolo e para receitas de pães eu uso o biológico. Esaa receita é low carb e high fat me deixa cheia por umas 7 a 8h. 
03 jul 15 por membro: fafaslim
Fafa estou tão frustrada com a balança... mas por outro lado estou bem contente com minha forma física (embora ainda tenha crises existenciais). Sempre fiz muita musculação 5x na semana (intenso), estou há quatro meses sem malhar glúteos dignamente (descobri uma condromalacia grau III) e indo no máximo 3x na semana a academia (super limitada). Incrivelmente estou mantendo entre 99 e 101 cm de quadril, eu tinha certeza que perderia massa magra e principalmente glúteos, não perdi exatamente nada. Sei que preciso reclamar menos e me ver de uma forma melhor tanto estética quanto psicológica, sou crítica e exigente demais quando se trata de tudo em mim. 
03 jul 15 por membro: RAYLETICIA
kkkkkkkkkkk Roger. Eu nunca tive medo de suplementação e dependendo da situação e do tipo de suplemento alguns são válidos tipo o ômega 3 a vitamina D, tudo depende. Mas industrializado é industrializado né? escrevi esse post e pensei em vc qdo me pediu mais detalhes rsrsrs abs e um bom dia 
03 jul 15 por membro: fafaslim
Ray tb sou ;) sempre treinei muito, desde nova já fazia inúmeros esportes de balé a boxe rsrsrs até tiro rsrsrs mas enfim, eu penso que temos que observar nosso tipos de treinamento, da mesma forma que a dieta que faziamos era o que a maioria sempre fez vasmos colocar dessa forma genéria, eu fui aprendendo a analisar meu corpo em meu blog tem foto e a diferença é muito grande principalmente minha evolução muscular de 46kg de MM para 53 , aí achei que tava grande rsrs e quis diminuir para 50 e estou satisfeita, mas ainda quero baixar o peso gordo que em maio estava e 15 kgs.O tipo de treinamento que observei e funcionou para mim, foi treinar grupos separados ficha ABCD e outro tipo de treino que começou a me deixar mais definida foi não contar as repetições, meus ombros ficaram lindos e meu adutor diminuiu muitoooo.

fafa, reli seu perfil... vc está bem mais em forma que eu pensando na proporcionalidade pq tem 1.70m, eu tenho 1.60m em 62kg. Vou me manter no desafio e focar no % de gordura também pra a balança pra mim travou e só me frustra. Nunca suplementei, sempre fui muito invocada com suplementação. Costumo tomar vitaminas que agora parei com tudo pra ver como a alimentação vai reagir como um todo na minha imunidade e minha anemia. Mantive só a vitamina C e devido cistite que sempre me ataca :/ 
03 jul 15 por membro: RAYLETICIA
Eu também tive uma SUPER evolução treinando assim grupos totalmente isolados, a minha também era ABCD. Vou testar a questão das repetições porque já que não posso treinar glúteos estou focando em braços (costas principalmente) e abdômen. Meus braços estão super firmes mas ainda não aparece aqueles rasgadinhos sabe? Sei que a qualidade muscular está excelente, mas preciso secar pra aparecer (não posso nada aeróbio). Não faço mais o estilo de treino ABCD pq tenho ido a academia mais devido a recuperação/fortalecimento orientado pela fisioterapeuta, estou proibida de quase tudo :/ 
03 jul 15 por membro: RAYLETICIA
Ray a questão de % é relativa, pois mesmo alguém de minha altura poderia ter um bf mais alto que o meu estar em melhor forma. O ponto é focar no que vc deseja para vc. Eu ainda quero chegar em uns 12kg de peso gordo mantendo 50kgs de MM. O cortadinho que vc fala é a definição, para chegar nesse ponto tem que ter menos peso gordo mesmo e uma boa qtd de MM, além de não reter muito. a Retenção atrapalha bem e não só isso existem tipos diferentes como o ectomorfo, o mesoformo o endomorfo, cada um tem uma facilidade e uma dificuldade, 
03 jul 15 por membro: fafaslim
fafa em festas eu jaco por vontade mesmo....não vejo necessidade de me privar destas coisas gostosas umas 10x ao ano......hehehehe....bjs 
03 jul 15 por membro: Valleska
O que significa LCHF? 
03 jul 15 por membro: fofoletrico
lowcarb high fat 
03 jul 15 por membro: rogerpaixao
Sou mesomorfo com tendência mais em endo que ecto, o cortadinho é pra ficar bonitinho o termo, rs. É a definição mesmo. Acho que estou com uma retenção considerável, digo isso por conta das celulites :/ As repetições que vc diz é até a fadiga? Tipo 3x até o limite? 
03 jul 15 por membro: RAYLETICIA
Minha última avaliação eu fiz no fim de uma fase bemmm lixo, não tenho muito por referência... mas vou trazer dados das últimas pra gente poder fazer uma troca bacana :) 
03 jul 15 por membro: RAYLETICIA
Isso Ray eu em geral comecei a fazer 4x até a fadiga, nada de muito peso. Meu ombro começou a ficar mais arredondado como eu queria e qdo malhamos mais o ombro dá a impressão de cintura mais fina, seu corpo fica em um equilíbrio bem bonito. Amooo cortadinho, e depois que não estou conseguindo treinar como antes minha celus voltaram bem tb unffff. 
04 jul 15 por membro: fafaslim
Fofo é o que o roger disse, uma dieta em baixo carb , média ptn e rica em gorduras boas para o organismo :)))) 
04 jul 15 por membro: fafaslim