segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O que é uma Dieta low carb ?

       De uns tempos para cá parece que todos acharam o pote de ouro....quem já tentou sabe o quanto é difícil no início fazer uma dieta low carb ( ou seja, uma dieta com baixos carboidratos), mas também sabe que além de fazer emagrecer bem rápido ela traz diversos outras vantagens para sua vida como mais disposição, mais concentração, bom humor, menos enxaquecas etc. Mas lembre-se, existe um período de adaptação, faça de forma gradual....não saia por aí cortando todos os carbs igual algumas dietas mandam...pois os efeitos colaterais ( fome, ansiedade, insônia, náuseas, etc. ) aconteceram. Tudo é um processo e exige equilíbrio....vá devagar aprendendo a comer melhor. Lembra que já falamos de alguns alimentos em outros posts que vale a pena a retirada, caso você não consiga, pelo menos a redução em sua dieta? ( glúten; leite e derivados; bebida alcóolica;  refrigerantes, farinhas refinadas; açúcares; etc.)

 

 
        Para compreender melhor a dieta low carb é preciso entender que os nutrientes orgânicos incluem carboidratos, gorduras, proteínas (ou outros elementos construtores, como os aminoácidos), e vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais ou água. Os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo e todos os que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo têm de ser obtidos de fontes externas. Os nutrientes necessários em grandes quantidades são denominados por “macro nutrientes” e os necessários em pequenas quantidades por “micronutrientes”.
       Macro” significa grande, por isso os macro nutrientes são os nutrientes mais necessários, conhecidos por proteínas, gorduras e carboidratos .
 
         Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética.
 
Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula.  São relativamente pequenos, solúveis em água e não sofrem hidrólise.
 
CarboidratoImportância biológica
Trioses
(C3H6O3)
GliceraldeídoComposto intermediário da glicólise.
DiidroxiacetonaParticipa da glicólise e do ciclo de Calvin.
Pentoses
(C5H10O5)
RiboseMatéria-prima para a síntese de ácido ribonucleico (RNA).
Desoxirribose
(C5H10O4)
Matéria-prima para a síntese de ácido desoxirribonucleico (DNA).
Hexoses
(C6H12O6)
GlicoseMolécula mais utilizada pelas células para a obtenção de energia.
FrutoseFunção energética.
GalactoseConstitui a lactose do leite. Função energética.

Oligossacarídeos

Os Oligossacarídeos são carboidratos resultantes da união de duas a dez moléculas de monossacarídeos. São solúveis em água, mas como não são carboidratos simples como os monossacarídeos, necessitam ser quebrados na digestão para que sejam aproveitados pelos organismos como fonte de energia.
 
CarboidratoMonossacarídeos constituintesImportância biológica
DissacarídeosSacaroseglicose + frutoseAbundante na cana-de-açúcar e beterraba. Função energética.
Lactoseglicose + galactoseEncontrada no leite. Função energética.
Maltoseglicose + glicoseEncontrada em alguns vegetais, provém também da digestão do amido pelos animais. Função energética.
TrissacarídeosRafinoseglicose + frutose + galactoseEncontrada principalmente nas leguminosas, não é digerida pelos seres humanos. Função energética.

Polissacarídeos

Os polissacarídeos são carboidratos grandes, às vezes ramificados, formados pela união de mais de dez monossacarídeos ligados em cadeia, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses. São insolúveis em água e, portanto, não alteram o equilíbrio osmótico das células. Os polissacarídeos possuem duas funções biológicas principais, como forma armazenadora de combustível e como elementos estruturais.
 
CarboidratoMonossacarídeos constituintesImportância biológica
PolissacarídeosAmido≈1.400 glicosesArmazenado no amiloplasto de raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Principal reserva energética dos vegetais.
Glicogênio≈30.000 glicosesArmazenado no fígado e nos músculos. Principal reserva energética de animais e fungos.
Celulose≈1.000 glicosesFunção estrutural na célula vegetal, como um componente da parede celular.
QuitinaConstitui o exoesqueleto dos artrópodes e está presente na parede celular dos fungos.
Observação: existem outros tipos de polissacarídeos denominados hetropolissacarídeos que originam, por hidrólise, vários tipos diferentes de monossacarídeos. Como por exemplo o ácido hialurônico, condroitinsulfato e a heparina.

Holosídeos

São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem somente monossacarídeos. Tipo de açúcar encontrado nas plantas e vegetais. Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose Celulose + n H2O → n glicose

Heterosídeos

São glicídios que sofrem hidrólise, produzindo oses (hidratos de carbono simples) e outros compostos.
 
        Viram que é um pouquinho complexo entender o que são os carboidratos né? mas vamos devagar...que vai tornando-se mais fácil.

 

 
 
 

 
 
 
 

        Começou a clarear para você o que é o macro nutriente: carboidrato? para esclarecer um pouco mais eu aconselho a todos ouvirem esses pod casts vale muito a pena.

 
        Já ouviu os pod casts??? então eu acredito que agora você já esteja entendendo sobre a dieta low carb e o quanto ela será benéfica em seu novo estilo de vida =D. Mas garanto a você que muita gente achará um absurdo a grande retirada dos carbs de sua vida...mas enfrente a sociedade, faça essa escolha por você e anote as diferenças que começaram a existir em sua vida. Se você ainda é contra a dieta low carb vamos aprofundar mais um pouco em outro post.
 
Qualquer dúvida estou  a disposição, bjs e viva bem !!!!

Fontes:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário