quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Pasta de Amendoim pode ser uma ótima aliada da sua dieta.



Repost:

**Rodolfo Peres - nutricionista CRN3 16389 - Autor do livro Viva em dieta, Viva melhor - www.rodolfoperes.com.br/livros

Muito popular nos Estados Unidos, a pasta (ou manteiga) de amendoim pode ser uma ótima aliada da sua dieta, seja qual for seu objetivo. Tem uma boa quantidade de proteína, gordura insaturada (ácidos graxos mono e poli-insaturados), vitaminas A e E, cálcio, magnésio, zinco, ferro e polifenóis, antioxidantes que auxiliam no combate de radicais livres no organismo. Na prática, isso significa mais energia, disposição, redução no risco de lesões e de fadiga muscular.
É um alimento calórico, mas muito nutritivo. Durante a depressão econômica nos Estados Unidos (1930), as autoridades americanas estimularam o desenvolvimento de produtos de alto valor proteico à população, principalmente para as crianças. Um desses suplementos foi uma manteiga feita de amendoim (peanut butter). O sucesso foi tão grande que a manteiga de amendoim virou hábito nacional, inclusive substituindo a tradicional manteiga. Até hoje nos filmes e seriados americanos é muito comum vermos as mães preparando sanduíches com pão, manteiga de amendoim e geleia para os filhos.
Muitas pastas ou manteigas de amendoim industrializadas contêm açúcar refinado, sal e gordura hidrogenada. Não confunda a pasta de amendoim com os cremes vendidos em supermercados que levam até doce de leite na composição! Para uma dieta saudável, procure versões naturais ou similares que não contenham esses aditivos. O ideal é que a pasta de amendoim seja feita única e exclusivamente de amendoins, sem sal, açúcar ou óleos. Pode ser preparada em casa sem muita dificuldade, mas hoje já existem opções saudáveis à venda em lojas de suplementos e mercados.
Cuidado também com os acompanhamentos. Combine a pasta com tapioca, farinha de aveia ou linhaça, quinua, shakes nutritivos ou misture com maçã, banana ou batata doce cozida. Saborosa e versátil, ela pode ser usada na preparação de diversos lanches, panquecas, bolos, biscoitos ou consumida sozinha. Como tem alto valor energético, a pasta de amendoim deve ser consumida com moderação, de preferência antes do treino ou no café da manhã. Se sua dieta necessitar de um aporte proteico maior, uma dica é liquidificar a pasta de amendoim com o pó proteico de sua preferência. Fica uma delícia!



Amooo de paixão  esta é a pasta de amendoim uso -





Estou em uma fase de Zero carb por isso não poderei consumir meu xodó, mas isso me deixa mais forte, com foco em cumprir minha meta que é chegar em 18% de bf.

XOXO bjs.

3 comentários:

  1. Olá, Fabíola!
    Prazer em te conhecer!
    Te encontrei no FatSecret. Também tenho um blog.
    gigi-eternamentemagra.blogspot.com
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. No FatSecret estou como Gizelle Cariello. Bjsss

    ResponderExcluir