quinta-feira, 1 de agosto de 2013

2º paradigma: Então por que engordamos???

     Se você é uma pessoa que como eu já cansou de fazer dietas mirabolantes, então deve saber que uma das primeiras coisas que você tem cortar de sua alimentação é o açúcar. Então vamos lá: mas por que cortá-lo de sua dieta??? é preciso entender o por que de tudo e não apenas fazer, pois caso contrário você voltará a consumi-lo.
      O jornalista americano Gary Taubes autor do livro Why we get fat? ( sou louca para ler esse livro, mas ainda não foi traduzido, e infelizmente meu inglês é bem mediano) que defende a teoria oposta a tudo que vem sendo divulgado. O que é proposto pela OMS (organização mundial da saúde) é que a causa principal da obesidade e do excesso de peso é o desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e as calorias gastas. Essa teoria é aceita mundialmente e raramente questionada. O conselho no diagnóstico faz com que a recomendação mundial seja unânime: coma menos e faça mais exercícios. Contudo, resultados clínicos não tem obtido o sucesso esperado e a população está a cada dia mais obesa. Pense: se você faz tudo certinho igual seu nutricionista mandou por que você não consegue emagrecer? será que a culpa é realmente sua? chegou o momento de questionarmos e não apenas aceitarmos o que nos é imposto pelas organizações tão bem conceituadas e também pela mídia. Para Taubes, não engordamos porque o metabolismo desacelera. Nosso metabolismo desacelera porque engordamos. As pessoas engordam porque têm disfunção metabólica, o que faz com que o corpo acumule gordura em vez de queimá-la como fonte de energia. Entenda que "NINGUÉM ENGORDA PORQUE COME DEMAIS. AS PESSOAS COMEM DEMAIS PORQUE ESTÃO ENGORDANDO E O CORPO PRECISA DE MAIS ENERGIA" como reverter isso?
 
1-Eliminar da dieta os alimentos com alto índice glicêmico: açúcares, carboidratos e amidos. Pois eles causam desequilíbrio hormonal.
 
2- Alimentos que mais engordam:
*Açúcar ( branco, mascavo, mel, xarope de milho, sacarose, frutose, dextrose, maltose, lactose, glicose, xarope de agave, high-fructose corn syrup; melaço; cana- de- açúcar; suco de fruta concentrado; adoçante de milho)
*Cerveja, suco de caixinha ou natural, refrigerantes não diets
*Doces, bolos, e balas
*Batata, ervilha, milho, cenoura, arroz, feijão, pães, cereais, massa e outros alimentos que contenham farinha
 
3- Você pode substituir por:
* Adoçante somente senão conseguir ficar sem adoçar ( em outro post falarei sobre ele)
* Água (hidrate-se bem)
*Frutas com baixo índice glicêmico como maçã, limão e pera
* Verduras ( principalmente as mais fibrosas, como espinafre), saladas variadas.
 
OBS: para quem mesmo retirando esses alimentos não consiga emagrecer, corte também alimentos que estimulam sua insulina ( refrigerantes diet, leite e seus derivados, café, chá, nozes em geral)
 
     Vamos começar a aprofundar um pouco mais... Você come carboidrato que  se transforma em açúcar no sangue. A insulina é o hormônio  produzido e liberado para regular o nível desse açúcar. parte dele é usada como fonte de energia e se transforma em glicose no sangue ( a outra parte é armazenada no tecido adiposo e nos músculos). Para regular a presença da glicose, a insulina é liberada. O combustível desses alimentos é totalmente utilizado antes de a insulina baixar, o que (exatamente por ainda estar em alta) impede que o corpo use como fonte de energia as calorias armazenadas nas células de gordura ( tecido adiposo) e nos músculos. Sem combustível , o corpo pede mais energia, a pessoa sente fome e come, provavelmente mais carboidrato. Para regular o nível de açúcar no sangue deste novo alimento, o corpo produz e libera mais insulina. Mais uma vez o único combustível do corpo é a glicose, que veio do carb ou açúcar....Esse ciclo interminável não permite que o corpo queime gordura armazenada. Ao contrário, faz com que cada vez mais elas sejam acumuladas.
     A repetição desse ciclo faz ainda com que a pessoa se torne, com o tempo, resistente à insulina e produza cada vez mais o hormônio para regular o nível de açúcar no sangue. O resultado é que o corpo sempre estará com alta concentração de insulina, que mais uma vez impede a queima da gordura armazenada.
 
     A chave para ser magro é manter o nível de insulina baixo!!! mas isso só é possível se o consumo de açúcares, carboidratos e amidos for reduzido drasticamente.
 
    Segundo Taubes, está é a solução para obesos ou para quem tem tendência a engordar- a predisposição é genética e não pode ser alterada. Mas é possível conviver com ela. A genética determina quanto a pessoa queima de calorias e quanto armazena de gordura ou desenvolve músculos.
     Alguns serão magros independentemente de sua alimentação, o que não significa que serão sempre saudáveis. Eles queimam energia com facilidade, seja gordura ou carboidrato, e não armazenam as calorias extras consumidas no tecido adiposo. Normalmente são pessoas que tem mais disposição energia para atividade física. Atletas e maratonistas se encaixam nesse grupo. Para Taubes nem todo mundo engorda porque come carboidrato, mas aqueles que comem carboidratos podem sim culpa-lo.
     A desaceleração do metabolismo com o passar dos anos também pode se outro mito. O metabolismo mais lento não é a causa, e sim outra consequência da resistência a insulina que o corpo desenvolveu. Engordamos pelo fato de nosso músculos ficarem resistentes à insulina e isso faz com que mais energia seja armazenada como gordura, deixando-a menos disponível para músculos e organismo.
     Se carboidrato engorda e dieta low-carb (baixa em carboidrato) emagrece, como é que gordura faz mal para o coração? Esse é o paradoxo que os críticos a essa corrente nutricional tentam explicar.
     Também é consenso médico que alto nível de triglicérides e baixo HDL (colesterol bom) são causados por açúcares e carbs. O baixo HDL é um fator de risco para ataque cardíaco. HDL baixo oferece mais riscos de ataque do que colesterol total alto ou LDL alto. Baseado nessa unanimidade médica, a dieta low-carb é a mais saudável para o coração, pois mantém o nível de triglicérides baixo e o HDL alto. Em setembro de 2009, a OMS publicou uma reavaliação dos dados sobre gordura alimentar e doenças cardíacas: "as evidencias disponíveis de estudos e testes clínicos não são satisfatórias nem confiáveis para fazer um julgamento ou fundamentar os efeitos da gordura alimentar sobre o risco de doenças do coração. Apesar de tudo isso, o conselho dado normalmente para prevenir problema no coração é: elimine a gordura do cardápio- o que realmente resulta na diminuição do colesterol total e do LDL. Contudo, também faz o HDL baixar e os triglicérides aumentarem, ambos fatores que ampliam a chance de se ter doenças cardíacas.
 
    Resumindo, o que Taubes diz,  é que é muito mais saudável para o coração e eficiente para perder peso um café da manhã com ovos, bacon, carnes do que sua versão light cereal com leite, torradas, suco e frutas. É preciso pensarmos como nossa espécie vivia antes de tanta industrialização ( aí entra outra dieta que sigo e acredito e que farei um post sobre ela: a dieta paleolítica), quando o homem se alimentava basicamente de carnes gordurosas de animais que caçava e vivia bem com isso, da dieta dos esquimós (rica em gorduras e proteína),  da dieta cetogênica ( em que  a pessoa retira carbs da sua alimentação e seu corpo passa a queimar gordura como fonte primária de energia).
 
     Outra questão é que as pessoas precisam se preocupar com sua alimentação até mesmo as magras, pois podem ter síndrome metabólica.
 
     Enfim o que aconselho é:  tente se libertar dos carboidratos, pelo menos experimente e veja o que senti....eu sempre gosto de testar novas teorias em mim mesma e com a dieta low carb associada a paleolítica venho obtendo excelentes resultados, em outro post falarei mais sobre isso.
 
Bjs e não acredite quando falam que você não emagrece porque não tem força de vontade, pense: nesse exato momento se você consome carboidratos seu corpo está extremamente viciado, e o maior objetivo é vencer um dia de cada vez.
 
     Os dados que tirei para escrever esse post vieram da Revista O².
 

Recomendo a leitura dela é excelente.
 
 
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário