quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Glúten, o que é isso? Quais são seus efeitos em nosso organismo?


Contém glúten: Fique atento a essas duas palavras nas embalagens

     
       O glúten é encontrado em alimentos como trigo, aveia, centeio, cevada e malte e causam problemas à saúde. Ele dá elasticidade e ajuda a massa a crescer, aquela viscosidade que caracteriza os produtos de padarias – como pães, bolos, biscoitos e o macarrão.
        O glúten é uma proteína de difícil digestão o que pode se tornar prejudicial para o organismo, mesmo para as pessoas que não sofre de doença celíaca. Ingerido em excesso, o glúten pode causar diminuição da produção da serotonina (hormônio do bem-estar) e levar a depressão, agressividade, enxaqueca e falta de concentração.
Na dieta sem glúten, devem ser excluídos todos os alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, cevada e malte na composição.
Fonte:http://draaliceamaral.blogspot.com.br/
        Mas as informações não param por aí...alguma vez em sua vida você já parou para pensar o que é esse tal de glúten??? agora já sabemos como supracitado, que ele encontra-se no TRIGO, CENTEIO, CEVADA, MALTE E AVEIA. Ele é uma proteína e dentre eles o trigo é o grão mais nocivo ao ser humano.
        Os efeitos do glúten em seu organismo são avassaladores, entre eles está a compulsão alimentar. Com assim???
1º efeito: COMPULSÃO ALIMENTAR
Fonte: Davis, William. Barriga de trigo: livre-se do trigo, livre-se dos quilos a mais e descubra seu caminho de volta para a saúde. Tradução: Waldéa Barcellos.São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2013.
        Isso mesmo, o glúten, usarei o trigo como exemplo por ser o pior de todos, ele consegue atingir até mesmo seu cérebro. Tente tirar ele de sua vida e anote os sintomas iniciais que você terá....ele causa ABSTINÊNCIA ( fadiga extrema, confusão mental, irritabilidade, incapacidade para concentração, depressão). Por isso é tão difícil eliminá-lo de sua dieta. Não se trata apenas de falta de determinação ou de conveniência, nem do fato de ser difícil romper um hábito arraigado. Trata-se de cortar relações com algo que tem um domínio sobre sua psique e suas emoções, que não é diferente do domínio que a heroína exerce sobre o dependente desesperado.
        Embora você conscientemente consuma café e álcool para obter efeitos mentais específicos, o trigo é algo que você consome para se nutrir, não para experimentar um barato. Talvez você não tenha consciência de que esse alimento, aprovado por todos os órgãos oficiais, está mexendo com sua cabeça.
        É muito comum pessoas que eliminaram o trigo de sua dieta relatarem melhora no ânimo, humor, mais regular, maior capacidade de concentração e sono mais profundo, em questão de dias, semanas.
        Não há nada que se equipare ao trigo em seu potencial de gerar efeitos totalmente singulares no cérebro e no resto do sistema nervoso. Não há dúvida o trigo provoca dependência em algumas pessoas que pode-se transformar em obsessão.
        O trigo pode determinar a escolha do alimento, a quantidade de calorias consumidas, os horários de lanches e refeições. Ele pode influenciar o comportamento e o humor.
        Quem não experimentou esses efeitos acha que isso tudo é bobagem, que é um exagero acreditar que algo tão corriqueiro quanto o trigo possa afetar o sistema nervoso central, como fazem a nicotina e o crack.
        De sintomas da síndrome de abstinência a alucinações psicóticas, o trigo participa de alguns fenômenos neurológicos peculiares:
  1. O trigo comum, ao ser digerido, libera polipeptídios que têm a capacidade de penetrar no cérebro e ligar-se a receptores opiáceos.
  2. A ação dos polipeptídios derivados do trigo, as chamadas exorfinas, como as gluteomorfinas, pode ser bloqueada por drogas bloqueadoras de opiáceos, a naxolona e a naltrexona.
  3. Quando administradas a pessoas normais ou  a pessoas que não conseguem controlar seu apetite, as drogas bloqueadoras de opiáceos provocam a redução de apetite, das compulsões alimentares e da ingestão de calorias, tanto quanto provocam desânimo, e parecem ter efeito particularmente específico sobre produtos que contêm trigo.
        O trigo é um estimulante do apetite. Ele faz você querer cada vez mais biscoitos, mais pizza, mais cupcakes, refrigerantes, balas etc. Se você rejeita a ideia de ser medicado com uma droga como a naloxona, talvez faça a seguinte pergunta: o que acontecerá se, em vez de bloquear quimicamente o efeito do trigo sobre o cérebro você simplesmente eliminar totalmente o trigo da dieta?. Bem, essa é exatamente a pergunta. Desde que você consiga tolerar os sintomas de abstinência, a fome e a compulsão alimentar diminuem, logo diminui  a ingestão de calorias, o ânimo e o bem-estar melhoram, os quilos em excesso vão embora e a barriga de trigo diminui.
        Quando entendemos que o trigo, especificamente as exorfinas derivadas do glúten, tem potencial para gerar euforia e comportamento dependente e estimular o apetite, temos um meio poderoso para controlar o peso. Livre-se do trigo, livre-se dos quilos a mais.
        Gente as informações são inúmeras, os efeitos são muitos e aos poucos farei mais posts sobre o glúten, para leitura não ficar cansativa.
         De início contarei como está sendo minha dieta sem glúten. Ao começar a ler sobre o glúten nos links que deixei logo abaixo, decidi fazer o teste e retirá-lo completamente de minha alimentação, sou muito curiosa e adoro pesquisar.
         Tudo começou no dia 12 de junho ( ou seja, a um pouco mais que 2 meses), lembrando que não sou celíaca e um detalhe importante foi que  meu marido aderiu totalmente e isso facilitou muito. Desde então percebi inúmeras melhoras:
* Meu humor melhorou muito, eu costuma ter algumas oscilações de humor, principalmente na fase de TPM, meu marido até brincava comigo: " me avisa antes para eu ficar calado....risos"
* Minha compulsão por doces SUMIUUUUU....desde então não coloquei nenhum doce na boca e nem senti vontade. Tenho tanto orgulho disso....aí paro para pensar: quantas vezes comi aqueles kit kats desesperadamente, aquela caixa de bis em uma tarde e me culpava tanto.... Por isso criei esse blog, quero muito poder ajudar as pessoas.
* Estou muito mais disposta, alegre, animada, concentrada...
*Meu sono melhorou de forma absurda, durmo sempre muito bem e acordo ótima.
* O sono que eu sentia, a lentidão após o almoço e o jantar sumiram....
         Bjs e preparem-se para novos posts e com muito mais informações =D. De início daria a seguinte dica a vocês, tentem tirar o glúten de suas vidas e por 4 semanas  anotem o que sentem. Lembrando que não sou nutricionista, nem nutrológa, apenas uma curiosa, que estuda e pesquisa bastante e que está muito mais feliz sem o glúten.
Fontes:
http://draaliceamaral.blogspot.com.br/
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/globo-jornal-hoje-dieta-sem-gluten.html
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/a-midia-se-rende-ii-dieta-sem-gluten.html
http://emagrecerdevez.com/trigo-uma-droga-que-voce-usa-e-nao-sabe

2 comentários:

  1. Fá...minha vontade de doce tb passou...fato!!! To testando tb e assim q der venho aki pra tb contar minha experiencia...bjs e obgad sempreee pelas dicas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeee que bom fico feliz por você. Vem sim e relate daqui um tempo o que mais você está sentindo =D. Minha experiência, apesar de recente vem me trazendo grandes mudanças. bjs

      Excluir