domingo, 4 de janeiro de 2015

Dieta e suplementação- parte 2

    Dando continuação ao post anterior, vamos falar mais um pouco sobre os suplementos. Deixando claro que não sou nutricionista e apenas uma curiosa e que minhas fonte vem do livro:  Viva em dieta, viva melhor do nutricionista Rodolfo Peres especializado em nutrição esportiva.

Aminoácido líquido

São basicamente a ptn degradada, essa classe de suplemento auxilia no complemento da ingestão proteica diária. Pessoas com pouco apetite ou que não gostam de comer carnes poderão ser auxiliadas usando-o em geral 2C.S .Ele é de rápida absorção, mas seu sabor não agrada tanto quanto a ptn em pó.

BCAAs( Branched Chain Amino Acid)

São compostos por 3 aminoácidos: leucina, isoleucina e valina.Nossas ptn musculares são compostas por cerca de 19% de BCAAs. Como eles são metabolizados nos músculos e não no fígado, eles podem fornecer energia durante o exercício prolongado, além de evitar ou reduzir a taxa de degradação proteica endógena durante o exercícios.

Essa suplementação tem sido indicada tanto para hipertrofia, como para indivíduos em períodos de restrição calórica, em dietas visando a redução da gordura corporal. Essa medida vale até mesmo para indivíduos com obesidade mórbida., pois desde o início do tratamento da obesidade, a manutenção do tecido magro é fundamental.

Para os adeptos da aerobiose em jejum, o uso pré e pós-treino pode ser usado como protetor da massa muscular.

Os BCAAs constituem um suplemento seguro, contudo, seu excesso pode inibir a absorção de outros aminoácidos pelo organismo. Além disso, doses excessivas podem causar maior retenção hídrica, levando a um mal-estar gastrointestinal. É importante ressaltar que a relação adequada entre os aminoácidos é de: 40% leucina. 30% isoleucina e 30% valina.

A dosagem correta varia entre 2grs a 5g antes e depois do exercício. Para os obesos visando a manutenção do tecido muscular entre 1g a 3 g antes e depois do exercícios.

Eu estou usando esse e me ajuda muito a manter o nível de meus treinos.

Beta alanina

Pode promover maior resistência a fadiga no treinamento, seja ele de endurance ou de musculação. Ela é precursora  da carnosina.

Maiores níveis de carnosina em nossos músculos auxilia na manutenção do ph muscular, evitando sua queda em virtude do acúmulo de ácido lático.

Como ponto de partida seria interessante administrar entre 10 e 20 mg/kg divididos em 2 doses diárias.

Lembre-se de que os efeitos positivos dessa suplementação só ocorrem após 4 semanas de uso.

OBS: dosagens maiores, administradas de uma só vez, poderão acarretar certo incômodo como coceira no corpo todo.

Quem tiver curiosidade poderá ler mais um pouco aqui: http://www.hipertrofia.org/blog/2012/03/26/os-poderes-da-suplementacao-com-beta-alanina/











Nenhum comentário:

Postar um comentário