domingo, 4 de janeiro de 2015

Porque as pessoas fracassam nas metas de ano novo (e como não ser mais uma delas).

Porque as pessoas fracassam nas metas de ano novo (e como não ser mais uma delas)

De acordo com uma enquete realizada por uma instituição americana (1), cerca de 92% das pessoas que criam metas para o ano novo fracassam. E isto considerando todas as áreas da vida, fico imaginando se a enquete fosse direcionada apenas à musculação (onde os objetivos envolvem erguer cargas sobrenaturais ao ponto de ter vertigem), a margem de fracasso seria muito maior. Mas por que tantas pessoas fracassam em suas metas ?
Neste artigo veremos as causas mais prováveis para tantas pessoas desistirem e como aumentar suas chances de sucesso em 2015.

Causa 1: Novas metas, mesmos hábitos

Existe algo mágico na virada do ano que faz as pessoas pensarem que suas personalidades vão mudar da água para o vinho depois das 23:59, fazendo-as apagar o passado e finalmente perseguir seus sonhos no ano novo. Contudo, se você era indisciplinado, preguiçoso e criador de desculpas no ano passado, infelizmente, isto vai continuar com você no ano seguinte.
Em vez de depositar suas esperanças na mística do ano novo, foque-se em detectar o que você anda fazendo de errado até agora, pois não adianta criar metas bonitas para o ano novo e continuar com os mesmos comportamentos fracassados.

Causa 2: Criar metas vagas

Metas vagas, que nem mesmo você sabe quando estará próximo de cumprir, são ótimas para fazer você desistir e entrar num círculo vicioso de culpa. Em vez de criar metas como “neste ano eu vou ficar gigante”, crie metas mais parecidas com “este ano eu quero ganhar no mínimo 5kg de massa muscular”. Desta forma, mesmo que a meta seja humildade, você tem algo tangível para perseguir que quando alcançado gerará uma base para novas metas e conquistas nos anos seguintes.

Causa 3: Depender de motivação

Junto com a falsa mística do ano novo vem o boost de motivação que faz as pessoas começarem o ano com sangue no olho. Motivação que, infelizmente, desvanece logo no primeiro mês (e desce pelo ralo junto com a maioria das metas).
METAS-DE-ANO-NOVO
Ter motivação é ótimo para dar um empurrão quando precisamos, mas é um aspecto altamente não confiável quando o assunto é atingir metas à longo-prazo. Por quê ? Porque é impossível se manter motivado 365 dias por ano. Até mesmo os atletas mais bem sucedidos vão treinar com preguiça e sem vontade. A diferença deles é que eles vão mesmo assim. O que estamos tentando dizer é que se fosse para depender de motivação para treinar, nós ficaríamos mais em casa do que na academia.
Esqueça essa história de “ano novo, vida nova” e comece a fazer as coisas que precisam ser feitas, com ou sem empolgação.

Causa 4: Tentar perseguir várias metas ao mesmo tempo

Outro causa, que anda de mãos dadas com a primeira da lista, é criar muitas metas que afetam várias áreas da vida simultaneamente.
Da mesma maneira que os nossos maus hábitos não são apagados na virada do ano, é bem improvável que você consiga se transformar em outra pessoa no período de um ano. Para evitar isto, escolha apenas uma meta importante para seguir e mantenha-se nela, esquecendo do resto.
Por exemplo: não tente mudar o corpo de maneira significativa, tentar viajar mais e ainda se focar para passar num concurso incrivelmente difícil, tudo no mesmo ano. Enquanto todas estas metas são boas e construtivas, as chances de uma afetar a outra e você acabar na estaca zero são grandes.

E quanto a você, quais são suas metas para o novo ano e o que fez nos anos anteriores para se manter firme em seus objetivos até agora ? Compartilhe sua opinião através dos comentários.

Referências
  1. http://stephenshapiro.com/interesting-new-years-resolution-statistics/

Nenhum comentário:

Postar um comentário